terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ternos: como usar

Em muitas corporações, o terno ainda é a peça de roupa obrigatória: uma linguagem comum que tem relação também com um código de conduta. Assim como o fraque, o meio-fraque e a casaca em casamentos, é considerado o traje formal do trabalho. Se você tem de usá-lo, porém, é importante que o faça bem.

Pode parecer incrível, mas houve tempo em que o paletó era considerado informal demais. No século XIX, os artesãos e cavalheiros convictos resistiram a aposentar os antigos casacões europeus. "Os paletós não passam de uma roupa miserável e da vida boêmia", escreveu em 1835 Henry Murger, escritor e poeta francês, autor de Cenas de Uma Vida Boêmia.

De Paris, onde iam gastar seu dinheiro os capitães de indústria do mundo inteiro, o uso do terno se espalhou, identificando-o com o próprio espírito do capitalismo.  Por isso, o terno permanece hoje muito associado à imagem do poder. Embora o próprio capitalismo tenha se modificado e esteja hoje mais dependente da criação, o que faz com que a roupa vá se tornando também menos rígida.

O terno contemporâneo já é mais leve que os antigos, com paletós de dois botões e ombros desestruturados, isto é, que acompanham o ombro de quem o veste, sem enchimento. Com três ou quatro botões, ele se torna ainda mais esguio e sedutor. O desenvolvimento dos tecidos ajudou a fazer ternos mais leves, longilíneos, que podem ser utilizados no verão e se moldam bem ao corpo.

Padrões conhecidos simplificam a escolhas de roupa; a elegância, porém, fica nos detalhes. Atenção portanto para regras de alfaitaria que são exigidas no ajuste de um paletó:

1. O paletó deve ser comprido o suficiente para cobrir as nádegas. Normalmente é também a altura dos punhos fechados, com os braços abaixados.
O caimento sobre o ombro
deve ser natural

2. O paletó deve cair sobre as costas, de uma forma natural, sem vergar para dentro ou para fora. Deve estar cheio no espaço entre as omoplatas e não impedir o livre movimento dos braços.

3. No paletó de um botão, abotoa-se o botão único. Dois botões, abotoa-se o primeiro. No de três, somente os dois de cima. No de quatro, também se abotoam somente os dois superiores. Mesmo no traje formal, a ideia é sugerir certa casualidade. Por isso, nunca se abotoam todos os botões, incluindo no jaquetão, onde se abotoa somente o primeiro botão.



4. A manga do paletó deve ser um centímetro mais curta que a da camisa. Por quê? Trata-se de um padrão que vem do tempo em que as camisas eram fechadas com abotoaduras. E estas eram feitas para aparecer. Além disso, ressalta-se a ideia de sobreposição de roupas com um certo critério. Quando o punho da camisa não aparece, a sensação é de que o paletó está comprido demais.

A camisa deve aparecer 1 centímetro
além da manga do paletó.
Paletó mais comprido que a camisa
dá impressão de desleixo.


 5. A calça deve cair suavemente sobre os tornozelos. Não pode ser curta nem comprida demais. Com o sapato, a barra deve estar no máximo até o meio do calcanhar, cortada em linha reta até a metade do peito do pé.

Altura ideal da barra
6. A calça social pode ou não ter pregas. As pregas são mais clássicas; sem pregas, o corpo se torna mais longilíneo e contemporâneo. Calças com pregas não podem ser largas demais. Sua vantagem é disfarçar o volume de objetos deixados no bolso. O ideal é jamais ter algo nos bolsos da calça; para isso servem os bolsos internos do paletó. E as pregas não podem abrir quando está no corpo.

7. O vinco dianteiro da calça deve ser reto e descer e descer exatamente sobre o joelho até a o sapato.

Vinco da calça: reto sobre os joelhos
8. Calça de ternos de cores lisas (cinza, azul marinho, bege) pode ser utilizada sem o paletó, com outras roupas. Peças com algum tipo de estampa só podem ser utilizadas no próprio conjunto.

9. A parte de trás do colarinho da camisa não pode ficar coberta pela lapela do paletó. Nem alta em relação a ela. O colarinho deve aparecer em cerca de um dedo.
O colarinho deve aparecer cerca
de um dedo atrás do paletó. Não
pode ficar escondido, nem
alto demais

10. O colarinho não deve estar folgado demais, deixando o pescoço dançar, nem apertado demais.O ideal é que seja possível passar um dedo entre a pele e o tecido.

11. As mangas da camisa devem ser compridas o suficiente para não repuxar o punho com o braço dobrado. E não pode ser folgadas demais nem permitir que a manga vá além do punho, cobrindo a mão.

12. Pouca gente usa o colete. Para que o colete serve ? É também uma questão de tradição. Antigamente, os homens usavam o colete para manter-se alinhados dentro do escritório, quando tiravam o paletó. Hoje ele é um elemento de estilo a mais: usa-se também como uma peça que pode fugir ao convencional, na cor ou na padronagem. Quem for usá-lo deve saber que a gravata deve estar ligeiramente ondulada no triângulo onde ela se insere (um tanto para fora, a partir do colarinho).  

13. A gravata deve ter as pontas alinhadas, sobrepostas uma sobre a outra. É deselegante a parte da frente estar mais comprida que a de dentro ou vice-versa. O extremos de ambas as pontas deve cair na altura do furo do cinto. Nem acima, nem abaixo.

14. Podem parecer muitas as regras. Porém, os detalhes fazem muita diferença. Um pequeno erro denuncia não somente a possível falta de zelo, como desconhecimento. O terno precisa ser usado de forma impecável. Como numa página em branco, em que qualuqer pequena mancha chama a atenção, um deslize na roupa formal coloca também tudo a perder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário